Image Map

Entendendo sua câmera: ISO, velocidade e abertura

20 de dezembro de 2012


Gente, eike susto eu tive quando olhei a última postagem! Quem curte a fan page viu que eu perdi a minha gatinha sexta passada, depois disso eu fiquei bem abalada e meio desligada do mundo. Como eu vou viajar para o interior amanhã, vim deixar umas postagens semi prontas para só postar quando estiver lá. Voltando ao assunto da minha falta de posts, eu também andei testando o meu novo brinquedo, minha câmera Canon T3i. Eu fiz o curso de fotografia Dariana Araújo e sempre que chegava uma amiga com uma câmera profissional eu testava meus conhecimentos, agora com a minha estou muito feliz e com uma lista enorme de lentes e acessórios para comprar!




Entendendo o ISO
ISO significa a sensibilidade a luz da câmera, quanto maior o número do ISO mais luz entra na lente e quanto menor, menos luz. Sabe aquelas fotos cheias de ruído? O responsável por isso é o ISO. Um ISO muito alto trás muito ruído para a imagem, o ideal é que ele fique ente 400 e 800 (para noite).

E a velocidade?
A velocidade é a velocidade (oi redundância) do obturador, ou seja, quanto tempo demora para capturar a imagem. Quanto menor a velocidade mais luz entra na lente e quanto mais rápida, menos luz entra. Para fotos estáveis e com qualidade o ideal é utilizar a velocidade por volta de 60 ou 80, se você quiser tirar fotos desenhando com a luz tente as velocidades mínimas da sua câmera, normalmente acompanha ", até encontrar a ideal. Já para fotografar corridas, jogos, desfiles e objetos em movimento use a velocidade entre 120 e 200. 

Abertura ou diafragma? 
Tanto faz, o termo abertura completa a palavra diafragma. Sabe aquelas fotos lindas de objetos com o fundo desfocados e as luzes que se tornam círculos, ou o famoso look do dia? Para ter esse efeito é preciso diminuir o número de diafragma, a partir de 4 você já consegue um bom desfocado. Quando mais se abre o diafragma maior é a quantidade de luz e menor é a profundidade de campo, inversamente, quanto menos se abre o diafragma menor é a quantidade de luz e maior a profundidade de campo. Uma lente clara e ótima pra criar fotos com o efeito bokeh  é a 50mm que tem a abertura de 1.8, já as lentes normais que vem no kit da câmera tem abertura de 3.5 na distância focal 18mm e 5.6 (em média) na distância focal 55mm, é uma lente bem mais escura, percebem?

+ Fotômetro
Para ter uma foto de qualidade o fotômetro da máquina deve estar marcando 0, caso a imagem esteja muito clara ou escura a marcação do fotômetro aparecerá no lado positivo ou negativo do ponto central.

Espero que essas explicações facilitem na hora de tirar a foto :) Na maioria das câmeras semi profissionais é possível fazer estes ajustes. Caso tenha alguma dúvida sobre esse, ou outro assunto de fotografia, deixe um comentário aqui no post (basta clicar no post e comentar através do facebook).