DIY: Bolsa envelope

3 de março de 2012


Estava procurando na alguns tutoriais legais para o post de hoje, e lembrei de um dos meus "desejos", que é a bolsa envelope. Vi vários tutoriais, o que mais gostei foi o do The Cherry Tale que além de ser bem explicadinho estava com todos os passos ilustrados.


1. 80 cm x 60 cm de Tricoline para o forro; 2. 80 cm x 60 cm de entretela autocolante dupla-face; 3. 80 cm x 60 cm de Courino; 4. Agulha e fio da mesma cor do Courino; 5. Contas tipo pérolas (opcional); 6. Tesoura; 7. Velcro.

1. O primeiro passo é fazer o molde de um envelope. Passe o desenho abaixo, com as medidas indicadas, para um papel craft e recorte.


2. Com a Tricoline sobre a entretela, passe o ferro por todo o tecido. O ferro não pode estar muito quente e deve ser BEM passado. Para isso, não economize tempo!


3. Pegue o molde que você fez e marque envolta do Courino. Em seguida, recorte.




4. Retire o papel que protege a entretela e coloque o Courino recortado (do lado certo) embaixo dela e do Tricoline. Passe o ferro novamente para fixar bem. Depois, recorte o excesso de Tricoline + entretela.

5. Para um melhor acabamento, costure toda a volta da bolsa com o ponto zig-zag.


6. Junte as abas laterias e a inferior e passe uma costura na linha pontilhada em preto da segunda imagem (pode ser à mão mesmo - com a mesma linha do acabamento em zig-zag). Em seguida, costure as duas partes do velcro com ponto invisível nos lugares que devem ficar.

7. Esse passo é opcional, mas eu fiz para dar um charme à mais na bolsa. Com o mesmo ponto invisível que o velcro, costure pérolas na aba superior da bolsa.