Image Map

5 dicas para fotografar bem em ambientes fechados

6 de fevereiro de 2013

Quem nunca apagou 90% das fotos que tirou dentro de casa e morreu de raiva, ou então passou a só tirar fotos durante o dia e ao ar livre? Para acabar com esses problemas separei 5 dicas que podem ser utilizadas até por quem tem uma câmera compacta ou super zoom. 

  1. [Janela] Se você for fotografar durante o dia, mas não puder sair do ambiente, prefira sempre ficar de frente para a janela. Assim você ganha a luz natural e não tem tanta necessidade do flash, para ambientes internos um flash que não seja externo é bem complicado de se trabalhar. 
  2. [Luz artificial] A lâmpada é uma das suas melhores amigas! Antes de fotografar coloque em uma luminária uma fonte de luz branca/fria (lâmpada fluorescente), as cores ficam bem fiéis e ela também é ótima para gravar vídeos.
  3. [Velas e leds] Caso sua intenção seja uma foto criativa, abuse de velas e leds para compor o cenário e criar sombras propositais, nessa foto do exemplo o local que eu fotografei estava com luzes em pontos estratégicos e muitas velas.
  4. [Flash externo] Se sua câmera tiver entrada para flash externo, geralmente a partir das profissionais de entrada (ou semi-profissionais), o flash externo é perfeito. A dica é colocar um rebatedor branco preso ao flash direcionado para o teto, o rebatedor pode ser comprado pronto ou basta cortar um retângulo de emborrachado branco e prender com uma liga. 
  5. [Modo noturno] Caso você não tenha nenhuma dessas opções em mãos, toda câmera tem um modo noturno. A única coisa com o que você tem que tomar cuidado é que a câmera deve estar em um tripé ou apoiada em uma mesa, por exemplo. 
Para ver mais dicas de fotografia é só navegar pela tag! Você tem alguma dúvida para fotografar em ambientes fechados?