Image Map

10 dicas para ter um blog de sucesso

28 de janeiro de 2013

Eu confesso, não considero que meu blog seja um sucesso - ainda -, mas como recebi alguns pedidos pelo formulário de contato e pelo facebook decidi botar a preguiça de lado e pesquisar bastante sobre o assunto para fazer a postagem e também para utilizar as dicas em benefício próprio. Grande parte dessa lista é bem clichê, mas sempre tem que ser batida a mesma tecla até que as acomodadas (como eu) tomem uma atitude, então não se espantem se não tiver uma dica nunca comentada. Que tal aproveitar que hoje é uma segunda e começar, ao contrário da dieta, a evoluir o seu blog?
  1. Errar é humano: Não tenha medo de ter feito escolhas erradas só porque já começou o projeto de um blog, se você não mudar enquanto tem tempo e disposição vai ficar anos a fio pensando "e se?".
  2. Mantenha um layout limpo: Nada de encher a barra lateral com links e anúncios desnecessários. Reveja tudo que está lá, remova anúncios de sorteios passados, parcerias que não estão mais em voga e aquelas lojas online que fornecem cupons de descontos.
  3. Crie páginas estáticas: Tenha sempre em destaque no seu blog as páginas estáticas fundamentais, elas são: contatos - sempre coloque seu email, mesmo que tenha formulário -, sobre e caso seja necessário um F.A.Q ou sitemap.
  4. Mantenha atualizada a página Sobre: É de extrema importância que você tenha uma página "Sobre" atualizada e com um breve resumo da história do blog, do que ele trata, suas qualificações e algumas informações pessoais, como nome, idade, de onde é e caso queira hobbies.
  5. Comente em outros blogs: Isso é de extrema importância e requer que você se acostume, jogue no google algumas palavras chaves do seu blog e clique nos primeiros blogs que aparecerem. Faça comentários de qualidade e relevantes sobre o conteúdo da postagem em pelo menos 20 blogs por dia e poste apenas o link do seu no final do comentário, nada de spam.
  6. Atualize suas redes sociais: Tenha sempre suas redes sociais atualizadas com conteúdo relevante, poste pelo menos uma vez ao dia na fan page e no twitter e também não peque pelo exagero. 
  7. Crie laços com outros blogs de sua cidade: Muito importante você manter contato com os outros blogueiros, assim você sempre fica sabendo das novidades relacionadas ao seu nicho na sua cidade e também já é um modo de mais pessoas conhecerem seu blog.
  8. Traga o online para o offline: Ande sempre com um cartão de visitas do seu blog, inclusive quanto mais criativo ele for melhor, nunca se sabe quando você terá uma oportunidade de divulgar seu espaço.
  9. Estude: Sempre que possível leia blogs especializados em criação de blogs, participe de workshops e seminários na sua cidade ou online.
  10. Invista dinheiro: Isso é inevitável, apenas de querer chegar ao topo sem gastar nada é praticamente impossível, se você não tem conhecimento de design procure alguém especializado para fazer seu blog, quando estiver com o checklist feito invista em publicidade em redes sociais e em outros sites referência no seu nicho, gaste apenas o que você pode dispor.
Você tem alguma dica ou dúvida para promover um blog? Então vamos discutir nos comentários abaixo.